No Colégio Eucarístico, acreditamos que acolher é uma das coisas mais importantes que podemos fazer como instituição de ensino. Sabemos que cada aluno é único e possui suas próprias histórias, necessidades e sonhos. Por isso, nos esforçamos para garantir que cada um seja recebido com carinho, respeito e atenção.
Desde o primeiro dia de aula, nossos alunos são recebidos por uma equipe de profissionais dedicados e comprometidos com o seu desenvolvimento. Temos professores que são referência em suas áreas de atuação, pedagogas que estão sempre prontas para oferecer o apoio necessário e uma coordenação que acompanha de perto todo o processo educacional.
Na Família Euca, valorizamos a formação integral dos nossos alunos. Não nos preocupamos apenas com o seu desempenho acadêmico, mas também com a sua formação cidadã e cristã. Por isso, promovemos atividades que estimulem o respeito, a solidariedade, a responsabilidade e a espiritualidade.
Acreditamos que o ambiente escolar é um espaço de convivência, aprendizado e crescimento. Por isso, trabalhamos para criar um clima de acolhida e respeito mútuo entre todos os membros da nossa comunidade escolar. Para nós, é essencial que nossos alunos sintam-se acolhidos e seguros para se expressarem e se desenvolverem plenamente.
Em resumo, o Colégio Eucarístico oferece uma atmosfera acolhedora e inclusiva para todos os alunos que chegam até nós. Nosso objetivo é formar não apenas alunos, mas cidadãos comprometidos com a construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
Um golinho de café e um dedinho de prosa com os amigos é tudo de bom, né? E se, além da prosa, acrescentarmos poesia, música, cinema…? Enfim, em nosso Café com Prosa, as Artes Literárias são as estrelas.
Entendemos que a valorização do universo literário é fundamental para a formação da pessoa humana em todas as suas dimensões e, por isso, durante este evento, ele ocupa o centro de nossas atividades gerando debates, apresentações, trabalhos e interações interdisciplinares envolvendo alunos e professores.
Crescendo a cada ano, o Café com Prosa evidencia e comprova o protagonismo de nosso alunado no processo de construção de uma sociedade mais crítica, consciente e justa.
A Educação Física é parte fundamental no desenvolvimento da criança e deve, desde a mais tenra idade, fazer parte da vida escolar de modo organizado e planejado. Ela é divertida, dinâmica, animada, mas também tem suas metas e objetivos, que são próprios de cada segmento, adequados às respectivas idades e fases do desenvolvimento.
Na Educação Infantil, como proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atua-se nos campos de experiência, especificamente no campo “corpo, gestos e movimentos”, em que a criança deve aprender, de acordo com sua faixa etária, a:
A psicomotricidade também está presente como uma importante prática pedagógica e psicológica dentro da Educação Física para auxiliar o desenvolvimento global da criança por meio de seus movimentos, ajudando a evitar distúrbios de aprendizagem. As ações psicomotoras trabalham os aspectos motor, cognitivo e afetivo.
No Ensino Fundamental, a Educação Física assume, além do aspecto físico, um papel sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos.
A BNCC de Educação Física entende que a disciplina é responsável por desenvolver as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Assim, buscamos contemplar todas as dimensões do conhecimento expressas na BNCC, onde a proposta é experimentar, fruir, refletir sobre a ação, analisar, construir valores, compreender e até mesmo chegar ao nível de protagonismo através do desenvolvimento das unidades temáticas que são divididas em:
No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novos esportes, novas brincadeiras, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura, mas também que sejam desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.
Os professores colaboram na conscientização sobre as potencialidades e os limites do corpo, a importância de uma vida ativa e a manutenção da saúde. Discute-se também a utilização dos espaços públicos e privados para o desenvolvimento de práticas corporais em prol da cidadania e seu protagonismo comunitário.
Esse conjunto de experiências tem o objetivo de desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado com o corpo e a saúde, a socialização e o entretenimento.
A Educação Física no Ensino Médio, segundo a BNCC, também deve favorecer o diálogo com as demais áreas de conhecimento. Os esportes assumem grande potencial na tomada de decisões éticas em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos.
Nossas escolinhas são compostas pelas mais diversas modalidades artísticas e esportivas e visam, além do aperfeiçoamento das técnicas inerentes a cada modalidade, o crescimento pessoal por meio da disciplina, do respeito e do autoconhecimento.
Canto, dança, reconhecimento de ritmos e sons e a tentativa de reproduzi-los à sua maneira. Essas são algumas das práticas utilizadas na Musicalização Infantil em nosso colégio. O papel da música na Educação infantil é de extrema importância, pois ela é considerada uma fonte fundamental para o desenvolvimento humano. A música proporciona à criança a oportunidade de despertar habilidades criativas, além da ampliação de diversas áreas do cérebro e da linguagem, aperfeiçoando sua sensibilidade e capacidade de concentração.
A aplicação da música na escola vai ao encontro da proposta encontrada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e auxilia no desenvolvimento de vários campos de experiências por ela propostos.
Contudo, é preciso fazer a diferenciação entre a utilização da música na escola e a Musicalização Infantil. Esta visa à sensibilização e desenvolvimento na criança daquilo que ela já é capaz, transformando os encontros/aulas num momento de diversão, utilizando-se da vivência sonora e rítmica através de jogos e brincadeiras.
Outro ponto de destaque da Musicalização Infantil do Colégio Eucarístico é a realização de projetos, como o Pequenos Compositores, no qual as crianças são submetidas à experiência de criar suas próprias composições musicais inspiradas em elementos de seu cotidiano e de todo o universo infantil. O projeto culmina com a visitação e utilização dos estúdios da Radio Euca para a gravação das composições e, posteriormente, a gravação de um videoclipe.
Como o próprio nome sugere, o Projeto Norteador é o condutor de todas as ações didáticas elaboradas e realizadas no Colégio durante o ano. Ele garante a personalização do Projeto Político Pedagógico com suas diretrizes escolares, definindo os propósitos da instituição e, também, a coesão entre os diversos trabalhos desenvolvidos, estabelecendo uma unidade pedagogicamente elaborada.
Pelo Projeto Norteador, alcançamos a convergência e a amplificação dos debates, o que nos permite tratar de assuntos relevantes à nossa sociedade, possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico e humanístico de nossos alunos.
Os resultados obtidos ultrapassam os muros da escola e alcançam toda a sociedade. Muitos temas de nossos Projetos Norteadores evoluem para ações práticas, pois o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e humana é sempre o objetivo almejado.
A responsabilidade social vem ganhando destaque ao longo do tempo, mas é um compromisso do Colégio Eucarístico desde sua fundação, em 1941, o que nos dá muito orgulho e, principalmente, uma razão para existir. A educação, por si mesma, é um trabalho social e acreditamos que ela é capaz de provocar mudanças significativas na sociedade. Nós acreditamos que a inclusão é a base para um mundo melhor e, por isso, trabalhamos incansavelmente para garantir que todos os nossos alunos e funcionários sejam respeitados e tenham oportunidades iguais.
Por meio de convênios e parcerias que visam a concessão de descontos em nossa matriz e de programas especiais de acesso em nossas filiais, facilitamos o ingresso a nosso colégio, pois acreditamos que a educação deve ser acessível para todos.
Contribuímos também com diversas instituições na cidade, como casas de acolhimento de crianças e adolescentes, asilos e centros de assistência social, além de revertermos a arrecadação de nosso maior evento, a festa junina, a instituições de caridade e núcleos assistenciais.
Outra forma de contribuirmos com a sociedade é pelo nosso programa Jovem Aprendiz, que oferece a oportunidade de inserção no mercado de trabalho para jovens que estão em busca do seu primeiro emprego e querem adquirir experiência.
O meio ambiente também nos é um tema bastante caro e por isso investimos em energia solar e em um uso consciente da água, além de apoiar projetos de plantio e reflorestamento. Sabemos que é importante cuidar do nosso planeta para que as próximas gerações possam usufruir dele também.
Por fim, atendemos à LGPD, que é a Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo a segurança e privacidade dos dados tanto de pais e responsáveis quanto de nossos alunos e funcionários.
O Colégio Eucarístico tem um compromisso com a responsabilidade social e acredita que essas ações fazem a diferença na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.