Acolhida

No Colégio Eucarístico, acreditamos que acolher é uma das coisas mais importantes que podemos fazer como instituição de ensino. Sabemos que cada aluno é único e possui suas próprias histórias, necessidades e sonhos. Por isso, nos esforçamos para garantir que cada um seja recebido com carinho, respeito e atenção.
Desde o primeiro dia de aula, nossos alunos são recebidos por uma equipe de profissionais dedicados e comprometidos com o seu desenvolvimento. Temos professores que são referência em suas áreas de atuação, pedagogas que estão sempre prontas para oferecer o apoio necessário e uma coordenação que acompanha de perto todo o processo educacional.
Na Família Euca, valorizamos a formação integral dos nossos alunos. Não nos preocupamos apenas com o seu desempenho acadêmico, mas também com a sua formação cidadã e cristã. Por isso, promovemos atividades que estimulem o respeito, a solidariedade, a responsabilidade e a espiritualidade.
Acreditamos que o ambiente escolar é um espaço de convivência, aprendizado e crescimento. Por isso, trabalhamos para criar um clima de acolhida e respeito mútuo entre todos os membros da nossa comunidade escolar. Para nós, é essencial que nossos alunos sintam-se acolhidos e seguros para se expressarem e se desenvolverem plenamente.
Em resumo, o Colégio Eucarístico oferece uma atmosfera acolhedora e inclusiva para todos os alunos que chegam até nós. Nosso objetivo é formar não apenas alunos, mas cidadãos comprometidos com a construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

 

Café com Prosa

Um golinho de café e um dedinho de prosa com os amigos é tudo de bom, né? E se, além da prosa, acrescentarmos poesia, música, cinema…? Enfim, em nosso Café com Prosa, as Artes Literárias são as estrelas.
Entendemos que a valorização do universo literário é fundamental para a formação da pessoa humana em todas as suas dimensões e, por isso, durante este evento, ele ocupa o centro de nossas atividades gerando debates, apresentações, trabalhos e interações interdisciplinares envolvendo alunos e professores.
Crescendo a cada ano, o Café com Prosa evidencia e comprova o protagonismo de nosso alunado no processo de construção de uma sociedade mais crítica, consciente e justa. 

Educação Física

 A Educação Física é parte fundamental no desenvolvimento da criança e deve, desde a mais tenra idade, fazer parte da vida escolar de modo organizado e planejado. Ela é divertida, dinâmica, animada, mas também tem suas metas e objetivos, que são próprios de cada segmento, adequados às respectivas idades e fases do desenvolvimento.
Na Educação Infantil, como proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atua-se nos campos de experiência, especificamente no campo “corpo, gestos e movimentos”, em que a criança deve aprender, de acordo com sua faixa etária, a:

  • Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por direções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas;     
  • Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar) combinando movimentos e seguindo orientações;
  • Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;
  • Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convivem;
  • Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro e música;
  • Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.


A psicomotricidade também está presente como uma importante prática pedagógica e psicológica dentro da Educação Física para auxiliar o desenvolvimento global da criança por meio de seus movimentos, ajudando a evitar distúrbios de aprendizagem. As ações psicomotoras trabalham os aspectos motor, cognitivo e afetivo.
No Ensino Fundamental, a Educação Física assume, além do aspecto físico, um papel sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos.
A BNCC de Educação Física entende que a disciplina é responsável por desenvolver as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Assim, buscamos contemplar todas as dimensões do conhecimento expressas na BNCC, onde a proposta é experimentar, fruir, refletir sobre a ação, analisar, construir valores, compreender e até mesmo chegar ao nível de protagonismo através do desenvolvimento das unidades temáticas que são divididas em:

  • Brincadeiras e jogos;
  • Esportes;
  • Ginásticas;
  • Danças;
  • Lutas;
  • Práticas corporais de aventura.

No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novos esportes, novas brincadeiras, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura, mas também que sejam desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.
Os professores colaboram na conscientização sobre as potencialidades e os limites do corpo, a importância de uma vida ativa e a manutenção da saúde. Discute-se também a utilização dos espaços públicos e privados para o desenvolvimento de práticas corporais em prol da cidadania e seu protagonismo comunitário.
Esse conjunto de experiências tem o objetivo de desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado com o corpo e a saúde, a socialização e o entretenimento.
A Educação Física no Ensino Médio, segundo a BNCC, também deve favorecer o diálogo com as demais áreas de conhecimento. Os esportes assumem grande potencial na tomada de decisões éticas em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos.

Ensino Religioso

Desde a origem da vida até a morte, o ser humano enfrenta inúmeras batalhas e dificuldades para sobreviver neste mundo cheio de desafios e perigos. Enquanto os outros seres vivos já começam a enfrentar a batalha da vida desde muito cedo (alguns deles já começam a andar desde o dia do nascimento), a criança é dependente de seus pais por muitos anos e desenvolve suas habilidades mais lentamente.
Além disso, a espécie humana é a única espécie racional do planeta, isto é, a única que tem consciência da sua própria existência e que, por essa razão, questiona a razão do seu viver e o sentido mais profundo da vida. Esses questionamentos geram um vazio que precisa ser preenchido no interior de cada indivíduo.
Enfim, todas estas coisas nos mostram que o ser humano é um ser de transcendência, ou seja, um ser que está constantemente em construção e que sente a necessidade diária de superar seus limites. Isso significa sair de si mesmo para encontrar as respostas e tudo aquilo que deseja “do lado de fora”. Essa busca para “além da própria essência” faz o homem encontrar Deus, pois Ele é o único que está acima de todos nós. Ele é o Criador de tudo: causa e origem de todas as coisas e fonte da verdade e do bem.
É nesse sentido que o ensino religioso entra como um importante recurso a beneficiar o desenvolvimento humano dos nossos jovens e adolescentes, pois o nosso objetivo e, de modo particular, do Colégio Eucarístico, enquanto instituição católica de ensino, é ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a encontrar a felicidade.
Há que se reconhecer na religião um fator sociológico fundamental para a formação das culturas. Em outras palavras, a religião é um importante instrumento na construção de qualquer sociedade, sem a qual nenhuma nação poderia se reconhecer completa, pois os homens de todas as épocas e povos sempre tiveram um sentimento religioso inclinado para a vida social.
Por esta razão, o Ensino Religioso que se preze há de respeitar todas as religiões e credos e buscará não o proselitismo, mas tão somente ajudar o aluno a desenvolver de forma sadia a sua dimensão humano-afetiva e espiritual, de modo a se tornar na vida adulta um ser humano feliz e realizado. Eis a Identidade e o Carisma que norteiam a Missão do Colégio Eucarístico.

Escolinhas

Nossas escolinhas são compostas pelas mais diversas modalidades artísticas e esportivas e visam, além do aperfeiçoamento das técnicas inerentes a cada modalidade, o crescimento pessoal por meio da disciplina, do respeito e do autoconhecimento.

  • Ballet
  • Basquete
  • Capoeira
  • Circuito Funcional
  • Futsal (masculino e feminino)
  • Handebol
  • Jiu-Jitsu
  • Natação
  • Sapateado
  • Vôlei

Feira de Ciências

Sem experimentação não há ciência. E nossa Feira é pura mão na massa!
Protagonizada pelos alunos dos ensinos fundamental II e médio, a Feira envolve toda a escola em uma grande mostra imersiva e interativa em que os espectadores podem, além de encantar-se, aprender e vivenciar os conceitos científicos de maneira simples e divertida.
Este grande evento, embora sua parte expositiva tenha duração de apenas um dia, demanda semanas de muito estudo e trabalho. É um período de aprofundamento no conteúdo estudado em aula e, em muitos casos, até mesmo de extrapolação desses conteúdos, uma vez que a experimentação científica instiga e estimula a curiosidade e a criatividade, proporcionando um grande crescimento a nossos estudantes.
Outro aspecto enriquecedor deste projeto é o fortalecimento do trabalho em equipe. Todos, alunos e professores, precisam colaborar. O conhecimento produzido em equipe é maior que a soma dos conhecimentos individuais. Essa é a “mágica” da ciência. Juntos, potencializamos nossas capacidades.

Feira de Profissões

Nossa Feira de Profissões é muito mais que uma exposição. É uma imersão. Ela possibilita a nossos alunos um contato direto com instituições, profissionais e estudantes de diversos setores. Muitos de nossos parceiros neste projeto trazem para o colégio estruturas que possibilitam experimentações e análises, além de disponibilizarem equipes para explicações detalhadas de cursos e carreiras.
Nossa equipe pedagógica desenvolve também circuitos de palestras com representantes dessas instituições e diversos profissionais visando a elucidações sobre o mercado de trabalho e o processo formativo do estudante universitário e/ou técnico. Esses encontros são abertos a interações, possibilitando a nosso corpo discente uma participação ativa e dinâmica.
Após tantas opções serem descortinadas, nossa equipe oferece, ainda, orientação vocacional àqueles que a desejarem, com atendimento personalizado, individualizado. Tudo para que o caminho dos filhos da Família Euca seja seguido com segurança rumo ao sucesso.  

Musicalização

Canto, dança, reconhecimento de ritmos e sons e a tentativa de reproduzi-los à sua maneira. Essas são algumas das práticas utilizadas na Musicalização Infantil em nosso colégio. O papel da música na Educação infantil é de extrema importância, pois ela é considerada uma fonte fundamental para o desenvolvimento humano. A música proporciona à criança a oportunidade de despertar habilidades criativas, além da ampliação de diversas áreas do cérebro e da linguagem, aperfeiçoando sua sensibilidade e capacidade de concentração.
A aplicação da música na escola vai ao encontro da proposta encontrada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e auxilia no desenvolvimento de vários campos de experiências por ela propostos.
Contudo, é preciso fazer a diferenciação entre a utilização da música na escola e a Musicalização Infantil. Esta visa à sensibilização e desenvolvimento na criança daquilo que ela já é capaz, transformando os encontros/aulas num momento de diversão, utilizando-se da vivência sonora e rítmica através de jogos e brincadeiras.
Outro ponto de destaque da Musicalização Infantil do Colégio Eucarístico é a realização de projetos, como o Pequenos Compositores, no qual as crianças são submetidas à experiência de criar suas próprias composições musicais inspiradas em elementos de seu cotidiano e de todo o universo infantil. O projeto culmina com a visitação e utilização dos estúdios da Radio Euca para a gravação das composições e, posteriormente, a gravação de um videoclipe.

Projeto Norteador

Como o próprio nome sugere, o Projeto Norteador é o condutor de todas as ações didáticas elaboradas e realizadas no Colégio durante o ano. Ele garante a personalização do Projeto Político Pedagógico com suas diretrizes escolares, definindo os  propósitos da instituição e, também, a coesão entre os diversos trabalhos desenvolvidos, estabelecendo uma unidade pedagogicamente elaborada.
Pelo Projeto Norteador, alcançamos a  convergência e a amplificação dos debates, o que  nos permite tratar de assuntos relevantes à nossa sociedade, possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico e humanístico de nossos alunos.
Os resultados obtidos ultrapassam os muros da escola e alcançam toda a sociedade. Muitos temas de nossos Projetos Norteadores evoluem para ações práticas, pois o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e humana é sempre o objetivo almejado.

Responsabilidade Social

A responsabilidade social vem ganhando destaque ao longo do tempo, mas é um compromisso do Colégio Eucarístico desde sua fundação, em 1941, o que nos dá muito orgulho e, principalmente, uma razão para existir. A educação, por si mesma, é um trabalho social e acreditamos que ela é capaz de provocar mudanças significativas na sociedade. Nós acreditamos que a inclusão é a base para um mundo melhor e, por isso, trabalhamos incansavelmente para garantir que todos os nossos alunos e funcionários sejam respeitados e tenham oportunidades iguais.
Por meio de convênios e parcerias que visam a concessão de descontos em nossa matriz e de programas especiais de acesso em nossas filiais, facilitamos o ingresso a nosso colégio, pois acreditamos que a educação deve ser acessível para todos.
Contribuímos também com diversas instituições na cidade, como casas de acolhimento de crianças e adolescentes, asilos e centros de assistência social, além de revertermos a arrecadação de nosso maior evento, a festa junina, a instituições de caridade e núcleos assistenciais.
Outra forma de contribuirmos com a sociedade é pelo nosso programa Jovem Aprendiz, que oferece a oportunidade de inserção no mercado de trabalho para jovens que estão em busca do seu primeiro emprego e querem adquirir experiência.
O meio ambiente também nos é um tema bastante caro e por isso investimos em energia solar e em um uso consciente da água, além de apoiar projetos de plantio e reflorestamento. Sabemos que é importante cuidar do nosso planeta para que as próximas gerações possam usufruir dele também.
Por fim, atendemos à LGPD, que é a Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo a segurança e privacidade dos dados tanto de pais e responsáveis quanto de nossos alunos e funcionários.
O Colégio Eucarístico tem um compromisso com a responsabilidade social e acredita que essas ações fazem a diferença na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.