A SELFIE DO CONHECIMENTO

A chegada ao Ensino Médio é para os Alunos um momento mágico. As expectativas que a antecedem são banhadas pelo mito da libertação, mito do sonho de ser “gente grande”, de ser livre, de não apenas “beliscar” algumas sensações da vida... Pensar, sentir e agir são para eles, agora, um Renascimento, embora talvez não lembrem do conteúdo de muitas aulas de História.

Entretanto, para os Pais, talvez seja a etapa de maior preocupação. Passada a aura de encantamento oferecida pela Educação Infantil, quando a criança experimenta o brincar de viver; finda agora a hipnose dos pais diante das repentinas transformações físicas dos filhos durante o ensino fundamental. Nesta fase, as surpreendentes rebeldias, as manifestações de curiosidade e as ações destemidas afrontam a normativa familiar, transgridem os preceitos educacionais da Escola, mas constituem, verdadeiramente, o trampolim para o Ensino Médio, logo, merece ser bem utilizado.

Ao mergulharem no último estágio da Educação Básica, os jovens vislumbram o paraíso da vida adulta, imaginando um “zap” a partir do qual a história passa a ser mais divertida, e para eles, plenamente autoral. Para quem educa, o senso é da possibilidade de conduzi-los a uma nova rede cognitiva, um novo post a ser vivido e não apenas contemplado, fase de lapidação a ser marcada pelo encontro com a intelectualidade, com a ética, com a necessária noção de compromisso com o futuro – próprio e coletivo.

Para os pais são muitas as surpresas. Novos valores são manifestados pelos filhos. A inocência e a expressão livre de pensamento dão agora lugar ao raciocínio estratégico, aos segredos de liquidificador, aos impulsos de autogestão do tempo e dos afazeres, e muitas outras novidades, do vestuário ao vocabulário. Tudo isso para revelar algo que se construía silenciosamente sob o teto da Família e da Escola, mas que a ambas surpreende: a identidade - essa face encantadora e assustadora da existência do homem a ser cuidadosamente respeitada e valorizada pela Escola para a oferta de uma formação sólida conforme o Ensino Médio requer.

O primeiro ano do Ensino Médio, mesmo com diretrizes curriculares específicas, ainda preserva - por questões culturais – preceitos e metodologias do Ensino Fundamental, mas não deixa de ser um laboratório do qual se extraem mudanças significativas no desenvolvimento do Aluno.

No ano seguinte, as especificidades pedagógicas se acentuam e muito se define para o estudante em termos de compreensão sobre a sua própria trajetória escolar. Muitas arestas se dissipam, muitos cenários sociais e intelectuais se constroem e muitas mudanças pessoais se estabelecem em manifestações de maturidade, que novamente surpreendem Pais e Professores.

O terceiro ano sintetiza a trajetória de mediação entre a infância e a idade adulta, sendo também um rito de passagem à maturidade, ao engajamento político e social, às definições e orientações íntimas, ao compromisso de pensar e escolher trilhas. É o momento de elucidar para o jovem que seus sonhos, sua liberdade e seus anseios têm um preço – a conclusão do Ensino Médio.

Ao fazer do Ensino Médio uma rede de experiências, equilibrando habilidades e competências, a Escola promove muito mais que um Ensaio para a Maioridade. A Escola proporciona ao Aluno o seu mais autêntico autorretrato.

O Colégio Eucarístico hasteia a Bandeira do Conhecimento!

O NOVO ENSINO MÉDIO

O Novo Ensino Médio surgiu com o propósito de atender às necessidades e aos anseios dos jovens, bem como garantir os direitos à aprendizagem e à terminalidade da Educação Básica.

Essa nova proposta, regulamentada pela Lei 13.415/ 2017, traz duas alterações: ampliação da carga horária mínima anual e a definição de uma nova organização curricular, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes Itinerários Formativos.

O que muda no Novo Ensino Médio?

Uma organização curricular mais flexível composta por: Formação Geral (BNCC) e inserção dos Itinerários Formativos.

Ampliação do tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1000 horas anuais, totalizando 3000 horas no mínimo para todo o Ensino Médio. Sendo:

1800 horas de Formação Geral

1200 horas de Itinerários Formativos

Como fica a Grade Curricular?

A partir de 2022, os alunos da 1ª série, inseridos na proposta do Novo Ensino Médio cursarão todos os componentes curriculares da Formação Geral Básica e as disciplinas do Ciclo Acadêmico Comum.

Farão a opção entre dois núcleos de conhecimento dos Itinerários Formativos, sendo eles:

Núcleo de Estudos em Linguagens e Humanas, composto por: Oficina de Literatura; Criação e Estudos de Artes; Núcleo de Análises Historiográficas; Observatório Geográfico.

Núcleo de Estudos em Ciências da Natureza composto por: Observatório de Fenômenos Biológicos; Análise e Investigação Química; Oficina investigativa de Física.

Além da Formação Geral Básica, do Ciclo Acadêmico Comum e da opção por uma área de conhecimento dos Itinerários Formativos, os alunos farão a escolha por um Curso Eletivo: Debates Contemporâneos / Estudos Sociológicos ou Projeto de Vida / Estudos Filosóficos.

O Colégio Eucarístico, cumprindo a sua missão de Educar e preparar para a vida, implementou, desde o ano de 2021, a vivência acadêmica dos Itinerários Formativos com vistas a uma formação plena pautada nos valores cristãos e éticos, possibilitando aos nossos jovens a construção do conhecimento como protagonistas do seu Projeto de Vida.

Segmento disponibilizado nas seguintes unidades: