TATUAGEM EM CONSTRUÇÃO

Os últimos anos do Ensino Fundamental apoiam-se em uma base curricular que tem por objetivo promover o encontro do Aluno com um verdadeiro mosaico cognitivo. Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza,

Ciências Humanas e Ensino Religioso são as partes de um todo indivisível e decisivo para a formação dos pequenos pensadores.

Com esses elementos intelectuais, a Escola pavimenta a base de um edifício que por quatro anos será erguido sob a ação das intempéries típicas da natureza humana nessa faixa etária. É nesse estágio que o Aluno desenvolve com naturalidade seu processo seletivo em relação aos conteúdos. Atenção, dispersão e retenção seletivas são mecanismos automaticamente acionados pelos jovens ao se relacionarem com o ensino. Daí a necessária mudança de foco pela Escola. A Escola deverá ter por foco a aprendizagem. E esta, mais que nunca há de ser significativa.

O processo de aprendizagem conforme exposto acima requer, nesse contexto, um tratamento inovador e constantemente reavaliado e revisado, para não tornar-se ineficaz, haja vista o cenário social, tecnológico e ideológico que a “galera” experimenta. É chegado o momento de imprimir aos conteúdos um caráter sedutor para o encontro do Aluno com o cientificismo. Levá-lo ao entendimento da importância do conhecimento sistematizado, das tarefas de observação e experimentação, da fundamentação teórica e da materialização da prática é tarefa que exige da Escola e de seu corpo docente uma performance diferenciada, ao mesmo tempo que requer dos Pais uma parceria com a Escola para que a Obra seja bem construída.

Esse percurso formativo traz ainda o encontro com a Língua Estrangeira, outro aspecto relevante e de fundamental importância em função dos arranjos sociais e mercadológicos da atualidade. Com essa imersão linguística presente desde a Educação Infantil, ao concluir o Ensino Fundamental II nosso aluno estará apto a ser, de fato, um cidadão global.

A conclusão desse ciclo deixa muitas lições. Para os filhos a nova idade. Para os Pais, novidades: rebeldia, puberdade...

E a Escola é responsável pela primeira viagem. Poesia? Ou, tatuagem?

Segmento disponibilizado nas seguintes unidades: