A RODA-GIGANTE DA CRIAÇÃO

Passada a experiência encantada da Educação Infantil, o ingresso da criança no Ensino Fundamental é um encontro com uma caixa de surpresas. Enquanto no primeiro estágio da Educação Básica a Escola era o reino da imaginação, agora, chega o momento de provocar os sentidos das crianças e conduzi-las ao reino da criação. As imagens dos sonhos podem então ganhar concretude. É hora de tirar o pensamento da caixinha e deixar escapar com ele todos os dons, livremente, como pássaros em revoada a anunciar uma nova estação.

O fundamento da criação como exercício prático da imaginação se configura como um valioso método para aprendizagens significativas, pois ao articular fantasia e realidade conduz o aluno ao aprimoramento intelectual pela associação entre cognição e linguagem.

É a saída do berço!

Em atendimento às diretrizes curriculares da Educação Nacional, o momento requer da Escola mecanismos provocadores das potencialidades do Aluno, agora operando mentalmente, um poderoso laboratório produtor de perguntas. Para os Pais, a cada dia uma surpresa. O carrossel da fantasia se transforma em roda-gigante da criação.

A Base Nacional Comum Curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental aponta para a necessária articulação das vivências de agora com aquelas da Educação Infantil. Prevê a progressiva sistematização das experiências para o desenvolvimento de novas formas de relação com o mundo, novas compreensões e atitudes ativas do Aluno que dá os primeiros passos em direção à construção de conhecimentos. Para isso, explorar o potencial criativo do Aluno é recurso indispensável ao desenvolvimento intelectual. É o momento adequado para a Escola oferecer asas aos anjos.

Muitos são os desafios da Escola neste estágio de formação. Dentre estes: conduzir o processo de alfabetização para o domínio do sistema de escrita alfabética, habilitar à compreensão leitora e escrita de textos com complexidade adequada à faixa etária dos estudantes, presidir a capacidade de ler e escrever números, compreendendo suas funções, bem como o significado e uso das quatro operações matemáticas. Daí a oportunidade de instalação de ambientes propícios ao estímulo criativo, tanto na Escola como no Lar, principalmente agora, com o ensino remoto/híbrido fazendo-se presente. Envolver o estudante em tarefas que demandem soluções diferenciadas poderá levá-lo ao encontro de dois elementos formadores de compreensão elaborada: a crítica e a lógica.

O experimento da atividade criativa torna a roda-gigante muito mais emocionante. Nela podem se deliciar tanto os Filhos quanto os Pais. É um convite à imaginação.

O Colégio Eucarístico hasteia a Bandeira do Conhecimento!

Segmento disponibilizado nas seguintes unidades: