O BERÇO DOS SONHOS

Toda Escola deveria ensinar a criança a sonhar. A criança que sonha é o adulto que realiza. Teriam sonhado pouco os adultos que hoje sonham demais? Há muito, Freud explicou que o sonho é a realização de um desejo.

A Educação Infantil é o melhor momento para se formar sonhadores. É nesse estágio da vida que as mentes estão aptas a captar do mundo as experiências mais agradáveis e também as mais traumáticas. Por isso, cuidemos do sono dos Filhos e do sonho dos Pais.

Relacionar a Educação ao sonho não significa dizer que na Educação Infantil nada se aprende de real, ou que a vida dos Alunos se transforme em um “mundo do faz de contas”. Significa sim, tirar o melhor proveito da capacidade imaginativa da criança para personalizar processos cognitivos duradouros, que certamente ocuparão o melhor lugar das experiências vividas pelo indivíduo – a memória. Embora a Educação tenha por compromisso formar cidadãos para a realidade, não podemos desconhecer a capacidade humana de lidar com a subjetividade, com a abstração, com a fantasia, diferentemente de outros animais.

Os preceitos educacionais da atualidade almejam para os Alunos as aprendizagens essenciais. Estas são definidas como a articulação e a integração de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, para mais tarde expressarem-se em competências. Entretanto, alguns passos importantes devem ser dados para o alcance deste objetivo. Dentre esses passos, está a escolha do ambiente escolar para a criança na Educação Infantil.

As aprendizagens essenciais são responsáveis pelo processo formativo ao longo das etapas da Educação Básica, como direito de pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Esse entendimento é crucial para percebermos que, na idade adulta, a compreensão de realização social do indivíduo se dá pela forma como este atua nos cenários social, profissional, econômico, familiar e político, definindo seus papeis de atuação e o seu status. Em poucas palavras, o adulto vivente em sociedade submete-se ao julgamento social pela forma com que realiza os seus sonhos. Sua capacidade de realiza-los o distingue em vários aspectos. As aprendizagens essenciais são agora solicitadas para que o indivíduo possa resolver demandas complexas da vida cotidiana.

Considerando o conceito de criança adotado pelo Conselho Nacional de Educação na Resolução CNE/CEB 5/2009, como “sujeito histórico e de direitos, que interage, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”, torna-se fácil concluir o valor histórico da infância para a formação do homem, e ampliar o conceito de sonho para além de uma experiência inconsciente, que na verdade pode e deve ser vista pelos pais como o melhor instante, a orientar as escolhas dos filhos.

Na infância, os filhos sonham dormindo, mas aos pais é permitido sonhar acordados.

Pais, sonhem com a melhor Escola para seus Filhos.

O Colégio Eucarístico hasteia a Bandeira do Conhecimento!

Segmento disponibilizado nas seguintes unidades: