Musicalização

Canto, dança, reconhecimento de ritmos e sons e a tentativa de reproduzi-los à sua maneira. Essas são algumas das práticas utilizadas na Musicalização Infantil em nosso colégio. O papel da música na Educação infantil é de extrema importância, pois ela é considerada uma fonte fundamental para o desenvolvimento humano. A música proporciona à criança a oportunidade de despertar habilidades criativas, além da ampliação de diversas áreas do cérebro e da linguagem, aperfeiçoando sua sensibilidade e capacidade de concentração.

A aplicação da música na escola vai ao encontro da proposta encontrada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e auxilia no desenvolvimento de vários campos de experiências por ela propostos.

Contudo, é preciso fazer a diferenciação entre a utilização da música na escola e a Musicalização Infantil. Esta visa à sensibilização e desenvolvimento na criança daquilo que ela já é capaz, transformando os encontros/aulas num momento de diversão, utilizando-se da vivência sonora e rítmica através de jogos e brincadeiras.

Outro ponto de destaque da Musicalização Infantil do Colégio Eucarístico é a realização de projetos, como o Pequenos Compositores, no qual as crianças são submetidas à experiência de criar suas próprias composições musicais inspiradas em elementos de seu cotidiano e de todo o universo infantil. O projeto culmina com a visitação e utilização dos estúdios da Radio Euca para a gravação das composições e, posteriormente, a gravação de um videoclipe.