Educação Física

A Educação Física é parte fundamental no desenvolvimento da criança e deve, desde a mais tenra idade, fazer parte da vida escolar de modo organizado e planejado. Ela é divertida, dinâmica, animada, mas também tem suas metas e objetivos, que são próprios de cada segmento, adequados às respectivas idades e fases do desenvolvimento.

Na Educação Infantil, como proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atua-se nos campos de experiência, especificamente no campo “corpo, gestos e movimentos”, em que a criança deve aprender, de acordo com sua faixa etária, a:

• Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por direções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas;

• Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar) combinando movimentos e seguindo orientações;

• Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;

• Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convivem;

• Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro e música;

• Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

A psicomotricidade também está presente como uma importante prática pedagógica e psicológica dentro da Educação Física para auxiliar o desenvolvimento global da criança por meio de seus movimentos, ajudando a evitar distúrbios de aprendizagem. As ações psicomotoras trabalham os aspectos motor, cognitivo e afetivo.

No Ensino Fundamental, a Educação Física assume, além do aspecto físico, um papel sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos.
A BNCC de Educação Física entende que a disciplina é responsável por desenvolver as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Assim, buscamos contemplar todas as dimensões do conhecimento expressas na BNCC, onde a proposta é experimentar, fruir, refletir sobre a ação, analisar, construir valores, compreender e até mesmo chegar ao nível de protagonismo através do desenvolvimento das unidades temáticas que são divididas em:

• Brincadeiras e jogos;

• Esportes;

• Ginásticas;

• Danças;

• Lutas;

• Práticas corporais de aventura.

No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novos esportes, novas brincadeiras, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura, mas também que sejam desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.

Os professores colaboram na conscientização sobre as potencialidades e os limites do corpo, a importância de uma vida ativa e a manutenção da saúde. Discute-se também a utilização dos espaços públicos e privados para o desenvolvimento de práticas corporais em prol da cidadania e seu protagonismo comunitário.

Esse conjunto de experiências tem o objetivo de desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado com o corpo e a saúde, a socialização e o entretenimento.

A Educação Física no Ensino Médio, segundo a BNCC, também deve favorecer o diálogo com as demais áreas de conhecimento. Os esportes assumem grande potencial na tomada de decisões éticas em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos.