Psicomotricidade

Psicomotricidade

“Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.” (Associação Brasileira de Psicomotricidade)
Parafraseando Jean Piaget “A primeira linguagem que a criança compreende é a linguagem do corpo, a linguagem da ação”. Para a criança, o corpo funciona como um mundo descobertas, um sensível estágio de desenvolvimento que requer estímulos capazes de promover interações cognitivas e psíquicas decisivas para a sua relação com o mundo ao redor.
No Colégio Eucarístico, a estimulação corporal se torna ação permanente no cotidiano escolar. As aulas de Psicomotricidade, desenvolvidas em todas as turmas da Educação Infantil – por profissional habilitado e credenciado, são exercidas como extensão dos conteúdos trabalhados pela professora regente em sala de aula.
Nas aulas de Psicomotricidade o trabalho com o ritmo, por exemplo, ajuda na capacidade da criança de ler com entonação, respeitar o espaço entre as palavras, evitando omissão e adição de sílabas, entre outras manifestações inibidoras do pleno domínio da linguagem oral.
Com os jogos e estimulações corporais, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas e emocionais e se aperfeiçoa nos conteúdos pertinentes à sua faixa etária.
Com a Psicomotricidade, reconhecemos que a partir do corpo, os processos educativos se facilitam, pois o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. O movimento, o intelecto e o afeto nutrem de estímulos os pequenos corpos dos grandes homens do futuro.