O Colégio

História

O Colégio Eucarístico, fundado em 1940, teve suas atividades educacionais iniciadas em 1941. Segundo o seu fundador – Padre. Antônio Ribeiro do Rosário, à época pároco da Catedral Diocesana de Campos dos Goytacazes – o Colégio Eucarístico é “Fruto da Ação da Providência Divina”. Um sonho que ele compartilhou com a Professora Olga Aziz, quem logo o incentivou a transformar em realidade.

Instalado na Rua Alberto Torres, em um prédio cedido pelo Senhor Jorge Pereira Pinto, o Eucarístico foi inicialmente dirigido pelas Professoras Graziela Ribeiro do Rosário, Ruth Ribeiro do Rosário e Maria da Penha Boynard.

Posteriormente, passou a ser dirigido por seu fundador, que comprou do Sr. Roberto de Capol o terreno e a Sede do Colégio, posteriormente doados por Padre Rosário à Mitra Diocesana. Assim se ergueu a única Escola Diocesana de Campos dos Goytacazes, para educar as crianças e os jovens no amor à Eucaristia.

O aniversário da Instituição é comemorado no dia 25 de março – Festa da Anunciação de Nossa Senhora – data em que o Colégio foi benzido, em 1941, por Dom Otaviano – Arcebispo de Campos dos Goytacazes.

Fiel aos preceitos que inspiraram o Pe. Antônio Ribeiro do Rosário, o Pe. Gilson da Silva Motta – diretor do Colégio Eucarístico a partir de 2000 – o conduz para a existência dos séculos, preservando um cânone: bonum est diffusivum sui – o bem se espalha. (São Tomás de Aquino).

Estrutura

O Colégio Eucarístico promove em sedes próprias atividades da formação básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Preserva em seus setores indivíduos selecionados segundo critérios legais, éticos e humanitários. Corpo técnico – administrativo devidamente habilitado; Professores qualificados e especializados; Educadores de pátio pedagogicamente orientados e demais colaboradores devidamente afinados à missão institucional garantem à Comunidade Escolar e aos visitantes, acolhimento pleno e convívio harmônico.

Em ambiência motivacional, recepciona os Alunos com estrutura física e humanística em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – L. D. B. 9394/96.

Arquitetonicamente, os espaços educacionais e administrativos são dimensionados de modo a assegurar conforto ambiental, acessibilidade, privacidade individual e coletiva, segurança e produtividade em condições ergonomicamente recomendáveis. Setores para atendimentos individualizados; áreas de recreação, eventos e convivência; assim como os ambientes educativos são criteriosamente instalados e cuidados para o pleno atendimento aos requisitos legais e institucionais da Educação.

O arranjo físico do Colégio compreende salas de aula climatizadas e monitoradas por câmeras; quadras poliesportivas; piscina; laboratórios de informática; sala 3D; biblioteca; brinquedoteca, laboratório de ciências; auditório climatizado com capacidade para trezentas pessoas, pátio coberto; pátio ensolarado; cantina; banheiros para portadores de necessidades especiais; enfermaria; amplo estacionamento e uma linda capela.

Tecnologicamente, atividades educacionais e de comunicação fazem do Colégio Eucarístico uma Escola Interativa. Um eficaz sistema de T.I. (tecnologia da informação), Rádio WEB (Rádio EUCA); aplicativo para smartphone; lousas digitais, plataformas on-line para conteúdos didáticos; um sistema acadêmico eficiente e uma mecanografia devidamente equipada garantem à Instituição a otimização do tempo para o alcance de objetivos e resultados.

Gestão

A partir da clara configuração de sua missão, sua visão e seus valores, o processo de gestão do Colégio Eucarístico se estabelece como área interdisciplinar do conhecimento, instrumentalizando métodos e saberes das diversas Ciências, como a Filosofia; o Direito; a Economia; a Sociologia e a Psicologia, em uma configuração sistêmica cuja organização é constituída de pessoas e recursos orientados por objetivos comuns.

Pessoas, Princípios, Cultura, Valores, Imagem, e a Marca Eucarístico são preservados como constituintes dos processos de planejamento, execução e controle visando obtenção de resultados com ética e responsabilidade social.