Educação Sócio-emocional - Ciranda do bem

Educação Sócio-emocional – Projeto Ciranda do Bem
Educar para a Vida é a diretriz que orienta os pressupostos metodológicos do Colégio Eucarístico. Com este norte, há cinco anos o Colégio instrumentaliza a Educação Socioemocional para dotar os Alunos das melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável.  Abertura a novas experiências, extroversão, amabilidade, estabilidade emocional e conscientização são aspectos priorizados em projetos e intervenções que contemplam a Família e a Escola. Muitas são as pesquisas a credenciar os resultados positivos da Educação Sociomocional no âmbito cognitivo. Com ela, os passos em direção ao ato de conhecer são facilitados, pois as competências trabalhadas para o equilíbrio emocional referencial as competências da ceara intelectual.
Projetos temáticos, atividades vivenciais, simulações de assembleias e fóruns democráticos para resolução de conflitos, estímulo à construção de lideranças e ao trabalho coletivo, exercícios do bem comum, atividades de negociação e resolução de problemas reais, contação de histórias de vida, grupos de discussão, práticas esportivas, artísticas e culturais com participação da família, incluindo oficinas, cursos, aulas etc., atividades de cunho social envolvendo a comunidade, exercícios de quietude e atenção, atividades de escuta qualificada docente, que permitam a argumentação do aluno, atividades que promovam autorreflexão e autoconhecimento, brincadeiras, e mesmo o ócio criativo, são dinâmicas que dão à Educação Sociomocional a materialidade didática para a plena formação do indivíduo.
“Não se ofusca o outro, pelo contrário, ajuda a iluminá-lo.” Equipe Multidisciplinar