Artes e esportes

Artes e esportes
Artes

“A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê.” (William Blake)

No colégio Eucarístico, trabalhamos a Arte como ferramenta de observação da realidade. Contemplação, expressão e crítica descortinam para os alunos, novos modos de pensar, sentir e agir.
Nas aulas de Artes, nossos alunos aprendem a observar com mais discernimento tudo que acontece ao seu redor, ressignificam os fatos, lançam novos olhares sobre o mundo e sobre si mesmos.
No encontro com o Estudo da Arte, História, Geografia, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Mitologia, Psicologia e outras manifestações de conhecimento se polarizam para uma nova compreensão das relações humanas nos campos teórico e pragmático. Cultura, espiritualidade e racionalidade, se lapidam à luz da Arte.
No Colégio Eucarístico, o estudo da Arte promove o encontro do indivíduo com a melhor face do conhecimento – o Belo.

Esportes

A prática esportiva na escola visa o desenvolvimento humano e capacita o sujeito a lidar e desenvolver suas competências, além de ser um importante instrumento pedagógico. Com a prática esportiva, ampliamos o campo experimental do indivíduo, trabalhamos noções de obrigações e o senso ético, estimulamos a personalidade intelectual e física, promovendo ao mesmo tempo a integração social.
Além de afastar o jovem do mundo das drogas, o esporte aumenta a sua capacidade cognitiva e, consequentemente, seu desempenho escolar. O esporte educacional, desde que trabalhado de maneira pedagógica, pode produzir vários benefícios, como promover a cooperação e a socialização, e desenvolver o espírito de liderança harmonizado ao sentido de respeito ao próximo.
No Colégio Eucarístico, a prática esportiva é integrada ao contexto global da Educação, logo, dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas são contempladas alinhando a cultura corporal a cidadania.
Além das aulas regulares, os Jogos internos (JICES), gincanas, viagens e eventos especialmente planejados são atividades desenvolvidas no Colégio Eucarístico, para proporcionar ao Aluno algumas conquistas, dentre estas:
Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas, cooperativas, construtivas e solidárias, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, em harmonia com as diferenças pessoais, físicas, sexuais, culturais ou sociais;
Conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas);
Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta;
Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde física e mental.

Para contemplar as diretrizes propostas nas áreas de Artes e Esportes, o Colégio Eucarístico oferece atividades extracurriculares em horários específicos e criteriosamente planejadas em função de aspectos como idade e ano letivo.
Dentre as modalidades, constam: Ballet, Capoeira, Circuito funcional infantil, Coral, Dança contemporânea, Futsal, Jiu-Jitsu (GBK1 e GBK2), Natação, Sapateado, Teatro e Xadrez.

A matrícula na modalidade artística ou esportiva estará sujeita à disponibilidade de vagas, haja vista o limite de alunos por turma, em função da modalidade. Da mesma forma, a abertura da turma estará sujeita a um número mínimo de inscritos. As inscrições devem ser feitas pessoalmente pelo responsável na tesouraria do Colégio, devendo também apresentar ao professor regente atestado médico autorizando a participação do Aluno nas atividades.